Entenda o que é, e quais os benefícios

Um contrato de consignação de veículos traz mais segurança para a pessoa física que tem o objetivo de vender o carro, e para a loja que está adquirindo o bem com o objetivo de revender a terceiros. 

A consignação de veículos é uma forma de negociação muito popular e respaldada pela legislação brasileira. 

Em suma, trata-se de um procedimento onde o consignante (dono do carro) deixa o carro com o consignatário (concessionária revendedora) para realizar a venda.

Como em muitos casos, veículos consignados ficam expostos no estacionamento da loja. Por isso, é imprescindível que, ao agenciar um veículo, a loja elabore um contrato específico, para que não ocorram futuras dores de cabeça. Assim, ao fim do prazo, caso a venda não se consolide, o veículo é devolvido ao proprietário com segurança e sem transtornos. 

Veja algumas sugestões do que deve constar no contrato, além dos dados pessoais do proprietário: 

  • Detalhes relevantes do veículo: marca, placa, chassis, ano e cor.

  • Valor de venda: aqui, o consignante entra em acordo com a consignatária sobre um valor de venda.

  • Tempo da venda: em média, o prazo negociado da venda é de 30 dias.

  • Comissão: deixe registrado o valor que a consignatária receberá sobre a venda concretizada. A média do mercado é de 5% a 7% do valor final da venda sem impostos.

  • Prazo vencido: é muito importante constar que, caso o veículo não seja vendido no prazo, o veículo será devolvido ao consignante sem que seja devido qualquer comissão ou taxa.

  • Condições do veículo: a loja de carros deve analisar as condições do veículo e acordar sobre possíveis reparos.

  • Caso a venda não aconteça: o carro será devolvido ao consignante sem a obrigação da consignatária pagar o preço estipulado em contrato.

  • Se houver desistência: durante o prazo de venda, qualquer uma das partes pode rescindir, sem ônus, com a condição de pré-avisar a outra parte por escrito com antecedência de, no mínimo, três dias.

Para quem vende, ou seja, o cliente, a consignação de veículos é uma excelente oportunidade para se conseguir um preço atrativo no carro seminovo. Entretanto, é aconselhável que o proprietário não esteja necessitando urgentemente do dinheiro porque a venda do automóvel pode levar dias ou até semanas. Então, se esta for uma opção atraente para você e o seu bolso, reveja as suas prioridades sempre antes de realizar essa parceria.

Vantagens da consignação

A consignação traz uma série de vantagens para o proprietário. Conheça algumas:

1. Vender o carro com um valor maior: é possível receber um valor maior pelo seu automóvel, pois o processo de consignação costuma vender o veículo por um preço muito próximo do seu valor de mercado.

2. Deixar a negociação na mão de especialistas: além do conhecimento técnico, o especialista possui experiência no ramo para entender quais as principais objeções e como resolvê-las no diálogo com um possível comprador.

3. Manter os cuidados do veículo com quem entende do assunto: ao consignar o seu carro com uma concessionária, ela cuidará da apresentação dele para que se mantenha compatível com os veículos que a própria revenda tenha em seu catálogo. Ou seja, seu automóvel estará em bom estado e será bem cuidado pelos especialistas.

4. Trocar de carro com uma opção da revenda: caso desejar, o proprietário do veículo tem essa opção e, além de obter um valor maior pelo seu carro, o processo de consignação possibilita o acesso ao catálogo da concessionária.

Apesar de todas essas vantagens da consignação, você estará deixando seu veículo sob a posse de terceiros. Então, aconselhamos sempre que escolha bem a empresa que deseja trabalhar, garantindo a melhor negociação e segurança nas operações.

Pensando em consignar o seu carro? Conte com a Luzio Veículos. Entre em contato conosco. 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais e acompanhe o nosso blog.

Publicada em 20/06/2022 às 17:40:49


WhatsApp